Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Dimensões Atômicas

AS INTERESSANTES DIMENSÕES ATÔMICAS

Na história dos modelos atômicos, uma experiência, realizada por Ernest Rutherford e seus assistentes foi um marco para a ciência. Ao incidir partículas ? (alfa), que são positivas, em uma fina lâmina de ouro, os cientistas perceberam que algumas dessas partículas sofriam desvio em sua trajetória; outras, poucas, eram refletidas; e a imensa maioria delas transpassava a lâmina sem sofrer nenhum desvio significativo.

As explicações para o ocorrido jogaram por terra velhas intuições a respeito da natureza do átomo. Na verdade, o átomo não era uma partícula maciça. Ao contrário, tratava-se de um núcleo extremamente denso, rodeado por um grande "vazio" onde se encontravam os elétrons, a eletrosfera.


Depois dessa descoberta, os modelos atômicos foram-se aperfeiçoando. Hoje, já foram descobertas partículas subatômicas, dentre outros avanços da Física de Partículas. Todavia, a idéia de eletrosfera permanece.

As medidas feitas para determinar as dimensões dos átomos e de suas partículas constituintes confirmaram seu caráter microscópico. Por ora, vamos estabelecer algumas relações entre essas dimensões.

O átomo é cerca de 10.000 a 100.000 vezes maior que seu núcleo, o qual concentra a maior parte da massa atômica. Vejamos.

Se a circunferência média de um átomo fosse semelhante à do Maracanã, seu núcleo seria como uma ervilha, enquanto os elétrons, girando a altíssimas velocidades, seriam como grãos de poeira.

Difícil de visualizar? Veja outra comparação

Se o núcleo de um átomo tivesse as dimensões de um grão de areia, os elétrons, em média, estariam orbitando-o a cem metros de distância dele.

A densidade do núcleo atômico também é incrível

Se um átomo tivesse um centímetro de raio, seu núcleo teria 800 bilhões de quilogramas, ou seja, sua massa seria semelhante à de um arranha-céus. A densidade, então, seria aproximadamente 1,91x1013 kg/m3.

Até agora, só caracterizamos as dimensões interatômicas. O tamanho do átomo em relação aos objetos do nosso cotidiano também é muito interessante. Veja:

Na extensão de 1 milímetro cabem 10 milhões de átomos dispostos, em linha, um junto ao outro.

Numa gota de água há aproximadamente seis sextilhões (6,0x1021) de átomos.

Outra comparação interessante é a seguinte

Imagine uma bolinha de gude com dois centímetros de diâmetro. Se cada átomo dessa bolinha tivesse o tamanho dela, o novo diâmetro da bolinha seria aproximadamente 2000 km, medida maior do que a distância entre Belo Horizonte e Salvador.

Como vemos, é muito abstrato pensarmos que somos constituídos dessas partículas e que, na verdade, nós, e os objetos com que estamos acostumados a lidar, somos compostos de um "aglomerado de vazios".

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.