Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Porque tomamos choque?

É possível que você já tenha "tomado um choque", encostando em outra pessoa ou em um automóvel, ou mesmo na torneira de um chuveiro que não está corretamente ligado.

A sensação característica do choque ocorre quando uma certa quantidade de cargas elétricas se move em nosso corpo, as  quais podem ser originadas por vários processos.

No caso de encostarmos em pessoas, a origem das cargas é o que chamamos de "eletricidade estática". Por um processo chamado de eletrização por atrito, uma das pessoas ficou eletrizada (pode acontecer de ambas as pessoas ficarem eletrizadas). Ao se tocarem, há uma transferência de elétrons entre elas, o que faz aparecer a sensação do choque.

No caso de tocarmos a torneira de um chuveiro, há o estabelecimento de uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo, o que produz uma corrente elétrica.

O corpo humano pode perceber correntes elétricas maiores do que 1,0 mA (1,0 miliampère). Correntes elétricas da ordem de 100mA podem causar parada cardiorespiratória, se tal corrente passar pela região do tórax. Correntes elétricas com essa intensidade podem ser produzidas em choques "domésticos". Por isso, é importante se ter muito cuidado ao manusear aparelhos elétricos.

Gabriel
 

 

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.