Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

O Comportamento Estranho da Água

Estudando diversas substâncias presentes na natureza, percebemos haver um "padrão" de comportamento quanto ao aquecimento e à mudança de fase. Ao aquecermos um certo objeto, seu tamanho tende a aumentar e quando uma substância passa do estado sólido para o líquido, aumenta o seu volume. Essas são as regras!

Contudo, essas regras não se estendem a todos os materiais. A água é um exemplo que foge ao comportamento padrão. Devido à sua estrutura molecular, quando uma amostra é aquecida, entre 0ºC e 4ºC, ocorre a diminuição de volume, diferentemente do que se espera. Além disso uma quantidade de água a 0ºC aumenta de volume ao se solidificar, contrariando a regra que se aplica às outras substâncias. Isso faz com que o aumento de pressão sobre o gelo diminua o seu ponto de fusão, se opondo a regra geral.

 Esse comportamento anormal da água cria situações bem curiosas na natureza. Como há uma expansão na solidificação, o gelo é menos denso que a água líquida e, por isso, bóia nela. Os lagos que se congelam no inverno, têm a sua parte superior solidificada, enquanto em seu interior há água líquida. Este fato é fundamental para a manutenção da vida nessas regiões, como ilustra a figura acima.     

Se o gelo tivesse o comportamento padrão, seria mais denso que a água líquida. O congelamento de tais lagos se daria de baixo para cima, inviabilizando a vida de animais e plantas superiores. Para saber mais, há um livro muito interessante chamado "Física Conceitual", de Paul Hewitt. Ler as páginas 275 a 277.

Gabriel
 

 

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.