Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

O Que é Metarlurgia?

Metalurgia é uma sequência de processos que são executados visando obter um elemento metálico a partir de seu minério correspondente. E isto compreende uma larga gama de operações que se iniciam na retirada do minério da jazida e terminam na produção de utensílios que são vendidos ao consumidor.

Dentre todas as etapas a mais delicada corresponde àquela que envolve as reações químicas de oxidação e redução. Além disso o grau de dificuldade desta etapa depende da nobreza do metal, pois quanto mais nobre o metal maior a dificuldade deste se oxidar, portanto os processos de obtenção do mesmo serão diferenciados.

No caso de metais muito nobres, como ouro e a platina, o processo metalúrgico se torna desnecessário, pois já se encontram na forma de substância simples na natureza.

Metais como o ferro e o estanho, não são encontrados na natureza na forma metálica, pois oxidam facilmente, sendo encontrados em forma de minérios, portanto devem ser obtidos pelos processos metalúrgicos de oxiodo-redução. Nesse caso os minérios devem ser aquecidos na presença de uma substância que irá reagir com o minério e provocar a redução do metal. Os agentes redutores mais utilizados são o coque (um tipo de carvão) e o monóxido de carbono.

Metais extremamante pouco nobres, como o alumínio e o sódio, devem ser submetidos a corrente elétrica para que ocorra sua redução.

Para melhor podermos explicar esta etapa vamos pegar como exemplo um metal importantíssimo em nosso cotidiano, o ferro, o minério de que se extrai o ferro é a hematita.

Os procesos são

ImageExtração de minério de ferro em Carajás.
Foto: Paulo Amorim/AE

 

  •  Lavra: extração do minério (hematita) da jazida;
  • Pelotização: moagem do minério, seguido de aquecimento para retirada de umidade;
  • Redução do metal: onde o metal é reduzido por um agente redutor;              

Fe2O3 + 3 CO à   2 Fe + 3 CO2
A hematita (Fe+3) reage com o monóxido de carbono, produzindo ferro (Fe0) e gás carbônico.
O monóxido de carbono atua como agente redutor. 

  • Purificação do metal: retirada de impurezas;
  • Acabamento final: confecção de objetos.

ImageImage

 

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.