Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Efeitos da Chuva Ácida

A chuva ácida é causada pela queima de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias, devido a liberação de compostos de enxofre e nitrogênio, impurezas do carvão mineral e gasolina, os principais responsáveis pela formação da chuva ácida.

Estes combustíveis são utilizados como uma fonte de fornecimento de energia. E isto gera benefícios, porém é também uma grande agressão ao nosso ambiente, o qual nos oferece tudo de que precisamos - o ar que respiramos, a água que bebemos, o alimento que comemos, a casa em que vivemos e a escola onde aprendemos. Se continuarmos a causar tantos malefícios ao ambiente, ele não será capaz de nos amparar tão bem.

Como ocorre a formação da chuva ácida?

A água da chuva já é naturalmente ácida, pois o gás carbônico (CO2) atmosférico reage com a água da chuva formando o ácido carbônico (H2CO3), que confere à chuva um pH levemente ácido, em torno de 5,6 (sendo o pH neutro igual a 7).

CO2(g) + H2O(l)  à H2CO3(aq)

Porém valores muito abaixo deste indicam que a chuva encontra-se poluída com ácidos fortes, como o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3) e, eventualmente, com outros ácidos como o ácido clorídrico (HCl) e ácidos orgânicos.

Fenômenos naturais como erupções vulcânicas também podem provocar diminição do pH em regiões características, devido a liberação de certos tipos de gases como de enxofre.

As reações de formação da chuva ácida são:
 

tranformação de SO2 em SO3: 
 SO2 + ½ O2 à SO3

formação dos ácidos suluroso e sulfúrico:
SO2 + H2O à H2SO3

SO3 + H2O à H2SO4

formação de ácidos nitrogenados:
2NO2 + H2O à HNO2 + HNO3
 

Em algumas áreas dos Estados Unidos o pH da chuva já chegou a 1,5 (West Virginia).
 

efeito_chuva 
 

Efeitos da chuva ácida ao meio ambiente

  • A chuva ácida corrói os materiais usados na construção de casas, edifícios e monumentos, podendo até mesmo destruir represas e usinas hidrelétricas.
  • Causa a acidificação dos lagos, de forma que os organismos que vivem neste ambiente não conseguem sobreviver.  
  • Desmatamentos: a chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores, duas árvores são atingidas pela chuva ácida e morrem, algum tempo após muitas plantas que se utilizavam da sombra destas árvores morrem e assim vão indo até formar uma clareira. Essas reações podem destruir florestas.
  • Agricultura: a chuva ácida também afeta as plantações, porém de forma mais significativa, pois se tratam de plantas mais sensíveis.

 

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.