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Sais Minerais

A IMPORTÂNCIA DOS SAIS MINERAIS EM NOSSO ORGANISMO

Os sais mineriais fazem parte do grupo de elementos essenciais à nossa saúde. Eles não podem ser sintetizados pelo organismo, portanto devem ser obtidos através da alimentação. Não são elementos calóricos, porém desempenham funções importantísimas no organismo.

Os sais minerais representam cerca de 1% do total da composição celular. Podem ser encontrados sob a forma insolúvel, entrando na composição de estruturas esqueléticas e de sustentação, como os ossos. Quando os sais minerais se encontram dissolvidos em água, formam os íons. É sob essa forma que eles desempenham a sua atividade reguladora fundamental.

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A quantidade de cada mineral que deve ser consumido diariamente varia de microgramas a gramas. Dessa maneira, o excesso ou falta na ingestão pode acarretar prejuízos ao organismo, devendo-se tomar cuidado com o uso de suplementos.

Minerais como cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre podem ser classificados como macrominerais, pois são necessários em quantidades acima 100mg por dia. Já os minerais como o ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo são classificados como microminerais, pois são necessários em pequenas quantidades, miligramas ou microgramas por dia.

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Eles possuem papéis essenciais, atuam principalmente como reguladores da atividade celular como constituintes estruturais dos tecidos, por exemplo, o cálcio e o fósforo que formam os ossos e dentes; como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo. Além do envolvimento nos processos de crescimento e desenvolvimento corporal.

A seguir, relacionaremos alguns dos principais íons com o seu respectivo papel biológico.

  • (Fe2+) Íon Ferro: é um componente importante dos glóbulos vermelhos e é necessário para o transporte de oxigênio. Sua carência pode acarretar anemia, causando capacidade reduzida de trabalho, dificuldades de aprendizado, problemas de crescimento e desenvolvimento. As melhores fontes de ferro são a carne, o peixe, as aves de granja e vísceras de animais. Os legumes, as verduras de folha verde escura e os frutos secos também contém ferro.
  • Iodo: ativa a glândula tireóide. A falta de iodo na dieta pode causar bócio (aumento de tamanho da glândula tireóide) e retardamento mental. O iodo é encontrado em frutos de mar e sal iodado.
  • (PO4-2) Íon Fosfato: encontrado nos líquidos intercelulares e no plasma sangüíneo. No esqueleto, o íon fosfato, sob a forma de fosfato de cálcio, confere rigidez aos ossos. São fundamentais nos processos de transferência de energia na célula. Fontes principais: carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo e cereais integrais.
  • (Mg 2+) Íon Magnésio: participa na estrutura celular e ossos e é ativador de enzimas. Pode ser encontrado no leite, leguminosas carnes e cereais.
  • (Cl-) Íon Cloreto: é um dos componentes do suco gástrico sob a forma de ácido clorídrico HCl. Participa dos processos de equilíbrio hídrico celular.
  • (Na+) Íon Sódio: é o único íon que deve ser adicionado artificialmente à alimentação sob a forma de cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), pois não se encontra nos alimentos em concentrações compatíveis com as necessidades celulares humanas. Está ligado à condução de estímulos nervosos nos neurônios.
  • (K+) Íon Potássio: também está relacionado à condução de estímulos nervosos e ao equilíbrio hídrico das células. Ao contrário do sódio, encontra-se em maior concentração no meio intracelular e em menor concentração no meio extracelular.
  • (Ca2+) Íon Cálcio: a maior parte do cálcio encontrado no organismo encontra-se sob a forma insolúvel (sais de cálcio) como componente do esqueleto. Está presente sob a forma iônica nos músculos, participando da contração muscular, nos líquidos intercelulares, linfa e no plasma sangüíneo, em que auxilia no processo de coagulação.

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