Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Aqüífero Guarani

AQÜÍFERO GUARANÍ

O Aqüífero Guarani talvez seja o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo que engloba quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Suas águas  preenchem espaços (poros e fissuras de rochas que se convencionaram denominar guarani). As rochas do guarani constituem-se de um pacote de camadas arenosas que se depositaram na bacia sedimentar do Paraná ao longo do Mesozóico entre 200 e 132 milhões de anos.

Image

Fonte: http://www.geomundo.com.br/meio_ambiente00_aquiferos.htm

O termo Aqüífero Guarani foi dado pelo geólogo uruguaio Danilo Anton em homenagem à nação Guarani que habitava essa região nos primórdios do período colonial. Este aquífero é, na verdade, formado por um conjunto de sedimentos fluviais e eólicos de períodos Jurássico e Triássico.

A recarga natural ocorre segundo dois mecanismos: por meio de infiltração direta das águas de chuva na área de afloramento; e, de forma retardada, em parte da área de confinamento, por filtração vertical (drenança) ao longo de descontinuidades das rochas do pacote confinante.

Os fatos que fazem com que o Aqüífero Guarani seja um manancial mais econômico, social e flexível para abastecimento do consumo humano são:

  • A qualidade da água para consumo humano;
  • A boa proteção contra os agentes de poluição;
  • A grande possibilidade de captação nos locais onde ocorrem as demandas.
Aquifero_mapa

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.