Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

GPS

GPS - Global Positioning System

Este sistema foi lançado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 70. Utiliza, como base, satélites artificiais que transmitem informações sobre posição tridimensional, velocidade e tempo, numa base de 24 horas.

 

satelite

Os fundamentos do GPS baseiam-se na determinação da distância entre um ponto (o receptor) à outros pontos de referência e os satélites. Sabendo a distância que nos separa de 3 pontos, podemos determinar a nossa posição relativa a esses mesmos 3 pontos através da interseção de três circunferências, cujos raios são as distâncias medidas entre o receptor e os satélites.

O sistema é constituido por 24 satélites (3 deles estão de reserva) em 6 órbitas circulares de 12 horas à cerca de 20.200 Km de altura. Estes satélites estão colocados de tal modo que em qualquer altura e ponto do nosso globo, 6 deles estão sempre visíveis.

Os satélites transmitem constantemente duas ondas portadoras. Estas ondas estão na banda que é usada para rádio. As portadoras são decodificadas com uma mensagem de navegação contendo a informação necessária à determinação da posição do satélite (coordenadas de posição e distância) através do tempo de propagação do sinal transmitido pelo satélite. O satélite envia a mensagem digital, havendo um sincronismo dos relógios da mensagem e do usuário juntamente com o do satélite. A distância é o produto do tempo de propagação dividida pela velocidade de propagação da onda ou velocidade da luz. Os satélites e os receptores são sincronizados para gerar o mesmo código concomutantemente. Ao receber os códigos do satélite devemos verificar a quanto tempo o receptor gerou o mesmo código. Esta diferença temporal é o tempo que o sinal levou para chegar até o receptor. Permitindo assim, a determinação da distância a partir da medida do intervalo de propagação da onda entre o satélite e o receptor, multiplicado pela velocidade de propagação desta onda.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos possui dois serviços: o SPS (Standard Positioning Service), disponibilizado para todos os utilizadores, na qual o sinal é intencionalmente deturpado por razões de segurança interna dos EUA e o serviço de posicionamento preciso PPS (Precise Positioning Service) disponível apenas para utilizadores autorizados pelo governo dos EUA. Impedindo com isso, a precisão de ataques de mísseis inimigos.

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.