Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Satélites Artificiais

Os satélites artificiais são veículos espaciais, que são colocados em órbita de um planeta, de um satélite ou do Sol. Essas órbitas podem ser polares, circulares ou elípticas. Os satélites científicos orbitam acima da atmosfera para estudar desde a composição química das camadas atmosféricas da Terra até as condições de outros planetas.

Os satélites de aplicação são usados principalmente para transmitir informações entre localidades distantes sob a forma de sinais de rádio e televisão ou para a interligação de redes de computadores como a internet.

O primeiro satélite artificial da Terra foi o Sputnik 1, lançado pelos soviéticos em 4 de outubro de 1957, marco do início da corrida espacial. Em 31 de janeiro de 1958, os Estados Unidos colocam em órbita seu primeiro satélite, o Explorer 1.

Nas telecomunicações, o pioneiro é o Telstar, lançado pelos norte-americanos em 1962.

Os satélites artificiais lançados para fora do campo gravitacional da Terra são chamados de sondas espaciais. Elas realizam pesquisas sobre a Lua, os outros planetas ou cometas do sistema solar e até mesmo o meio interplanetário. É o caso da sonda Galileu, lançada em 1989, que orbita Júpiter, e da sonda Cassini, lançada em outubro de 1997, que deverá alcançar a órbita de Saturno em 2004.

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.