Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Protocolo de Kyoto

O clima mundial passa por mudanças, daí a necessidade de 155 países assinarem, durante a ECO-92, encontro realizado no Rio de Janeiro em 1992, a Convenção Climática, destinada a reduzir a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global. Em 1997, em Kyoto, no Japão, líderes de 160 nações assinaram um protocolo prevendo que, entre 2008 e 2012, será feito um corte de 5,2% nas emissões dos gases causadores do efeito estufa em relação aos níveis de 1990. Depois de diversas etapas de negociações, em julho de 2001, representantes de 178 países reunidos em Bonn, na Alemanha, aprovaram a regulamentação do Protocolo de Kyoto. O acordo mantém os índices de redução estabelecidos em 1997, mas abranda o cumprimento das metas por meio de recursos como os "sumidouros" de carbono - termo usado para definir as florestas e sua função de absorver gases como o CO2.

Essa solução prevê que os países com florestas podem utilizá-las como créditos a ser abatidos do total de emissões que eles deveriam cortar, o que, na prática, permite que eles não cumpram a meta de redução. O acordo de Bonn, no entanto, corre o risco de não sair do papel, pois não é assinado pelos Estados Unidos (EUA), responsáveis por quase um quarto das emissões mundiais de gás carbônico. O presidente norte-americano, George W. Bush, decide não aderir ao documento por achá-lo "injusto" para a economia de seu país.

O Protocolo de Kyoto prevê que os EUA cortem 7% de suas emissões até 2010, porém, segundo informações divulgadas pelo Worldwatch Institute (WWI), o volume de carbono que o país lança na atmosfera está atualmente 13% acima dos níveis de 1990. Outro grande poluidor, o Japão, também registra elevação de 13% sobre a mesma data. A União Européia (UE) apresenta redução de 0,5% em comparação com o início da década passada.

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.