Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Cárie Pega!!!

A cárie é reconhecida como uma doença infecto-contagiosa que resulta em uma perda localizada de minerais dos dentes afetados, causada por ácidos orgânicos provenientes da fermentação microbiana dos carboidratos (açúcares) da dieta.

Sem a presença de microorganismos bucais e a penetração destes no dente não existe a formação de cárie. Desses microorganismos, os considerados mais ativos são o Streptococus mutans e o Lactobacilus do tipo Acilófilo. Portanto, a cárie dental sendo uma doença provocada por bactéria, sem dúvidas pode ser transmitida através do beijo.

Há uma fase da vida em que a suscetibilidade é maior, trata-se do período entre os seis meses e quatro anos de idade. Nessa fase (quando o sistema imune ainda está em desenvolvimento), as crianças entram em contato com muitas bactérias que irão permanecer em sua boca durante toda a vida, sem causar nenhum dano. Por esta razão, o organismo não produz anticorpos contra tais bactérias. Então, quando a criança recebe um beijo, ou utiliza um talher de um adulto que possui cárie, provavelmente seu organismo irá reconhecer a bactéria causadora da cárie dental, e não produzirá defesas contra esta bactéria, fazendo com que a criança inicie um processo de cárie dental.

bocaa

Caso a criança nessa fase não tenha entrado em contato com essas bactérias, dificilmente na fase adulta, o beijo transmitirá a cárie, pois seu organismo receberá estas bactérias e iniciará um processo natural de defesa.


VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.