Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Doença da Vaca Louca

PRÍON, O RESPONSÁVEL PELA DOENÇA DA VACA LOUCA

Príon (sigla da expressão inglesa proteinaceous infectious particles; em português, partículas infecciosas de proteína), é considerado um agente infeccioso que provoca uma doença fatal, destruindo o cérebro do homem e dos animais.

O príon é considerado uma forma alterada de proteína normal, onde não se sabe ao certo a origem dessa alteração; acredita-se que possa ser produzida por uma mutação no gene responsável pela proteína normal.

Essa proteína alterada está presente no cérebro dos vertebrados, provocando a morte das células nervosas.

A "doença da vaca louca" ou encefalopatia espongiforme bovina ( BSE ), onde o cérebro fica cheio de buracos como uma esponja, foi considerada consequencia da ação do príon. Este fato ocorreu com vários rebanhos de gado da Inglaterra em 1996.

É uma doença degenerativa progressiva e fatal.

A principal forma de transmissão é pela ingestão de ração contaminada por farinha de carne e de ossos de outros ruminantes doentes, há também a possibilidade de transmissão de uma vaca infectada para seu feto.

Os sinais clínicos mais aparentes são agressividade do animal, agitação e apreensão, movimentação das orelhas, cabeça baixa, tremores, lambedura excessiva do nariz e flanco e falta de coordenação nos membros posteriores.

Não há tratamento.

Acredita-se que o príon possa ser transmitido de uma espécie para outra, devido a suspeita de contaminação das pessoas comendo carne contaminada.


VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.