Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

A Droga da Droga

Na língua portuguesa, droga pode ser considerada como coisa de pouco valor. Do ponto de vista médico, droga é toda substância usada para produzir alterações nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional (cartilha da Secretaria Nacional Antidrogas).

A palavra droga vem do neerlandês droog, que significa coisa seca, talvez folha. Antigamente a maioria dos medicamentos eram produzidos a partir dos vegetais.

Drogas como álcool e cigarro são do ponto de vista jurídico e legal, consideradas livres, onde qualquer um pode comprar sem controle; drogas como cocaína, heroína e outras são consideradas ilegais; porém tanto uma como outra trazem malefícios e vício ao organismo.

As drogas sintéticas como o ecstasy, fabricadas em geral nos países ricos, são as que tiveram maior aumento de consumo nos últimos anos.

Considerada uma droga perturbadora, o ecstasy (metilena, dioximetanfetamina), interfere no sistema nervoso agindo em vários neurotransmissores, entre eles a serotonina.

O ecstasy estimula a produção de serotonina, provocando inicialmente um estado de euforia e a medida que diminui a produção da serotonina ocorre um processo de depressão, apatia, levando o usuário a ingerir doses cada vez mais elevadas. Sintomas como aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, boca seca, sudorese, náusea e perda de apetite podem permanecer até 12 horas à ingestão da droga e os sinais de depressão podem durar vários dias.


VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.