Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Alarmes Vegetais

Um projeto de biomonitoramento da qualidade do ar, desenvolvido no Instituto de Botânica de São Paulo e da Faculdade de Medicina da USP com a coordenadora e bióloga Maria Domingos, permite descobrir através dos vegetais os compostos nocivos na atmosfera.

"Se a poluição é suficiente para danificar as células das plantas, deve afetar também as nossas", essa é a idéia para que as plantas sejam o apito que alerta a população quando o ar não for adequado.

Plantas, como o tabaco (ao lado) e coração-roxo (abaixo), que enfeitam jardins e praças são alguns dos vegetais que detectam se o ar não presta.

O projeto tem como princípio a observação de plantas, como o tabaco, que fica com manchas amarelas na presença de ozônio (gás prejudicial aqui embaixo). Os estudiosos concluíram que o ozônio está concentrado em lugares sem muitos carros, porque esse gás não é emitido pelos motores.

Já a planta coração-roxo apresenta durante a formação de pólen uma fase sensível a fatores externos, ocorrendo rompimento de pedaços de DNA, sendo que o problema de detecção da poluição só é visto no microscópio. Uma grande vantagem desse projeto é o fato de ser simples e exigir baixo investimento, podendo ser implantado em vários bairros de uma região.      
Assim como esse projeto, que transforma as plantas em alarme para detectar a poluição favorecendo a saúde pública, vários outros têm sido desenvolvido nessa área e estão publicados de forma resumida na revista superinteressante, edição 177, junho 2002, no "Prêmio SuperEcologia", sendo excelentes projetos para o "século que nos espera".


VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.