Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Enxertia

ENXERTIA- UMA FORMA DE MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA

A reprodução assexuada nos vegetais pode ocorrer por propagação vegetativa através de caules e folhas. Os mecanismos de desenvolvimento de novas plantas pode ocorrer espontaneamente na natureza, como no caso do tubérculo da batatinha e dos rizomas do bambu e da bananeira ou podem ser provocadas pelo homem, principalmente para cultivo econômico de certas plantas.

A enxertia é um método de obtenção de novas plantas pelo processo assexuado de multiplicação vegetativa, com a intervenção humana. Consiste em transplantar uma muda chamada cavaleiro ou enxerto, em outra planta denominada cavalo ou porta-enxerto, provida de raízes. O cavalo e cavaleiro devem ser de plantas da mesma espécie ou de espécies próximas.

Existem vários tipos de "enxertos". Em uma técnica bastante utilizada, o cavaleiro deve apresentar mais de uma gema ou botão vegetativo e os câmbios (tecido meristemático) de ambos (cavalo e cavaleiro) devem entrar em contato. As gemas do cavalo devem ser retiradas para que a seiva seja conduzida às gemas do cavaleiro.

Dentre as vantagens da técnica da enxertia podemos destacar a seleção de plantas com raízes resistentes a certas doenças e utilizá-las como cavalo, assim a reprodução vegetativa de espécies sensíveis a essas doenças torna-se mais eficiente.
Ex. pé de limão-cravo usado como cavalo e uma laranjeira (o cavaleiro).


enxerto
Fonte da Ilustração: Biologia-Laurence/Coleção Nova Geração - pág43

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.