Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Anorexia Nervosa

A alimentação de forma correta é hoje uma forma de prevenção de doenças e a grande responsável por uma vida saudável. Enquanto a fome é uma realidade numa grande parte da população humana outros deixam de se alimentar por pura vaidade.

As dietas ultra-radicais seguidas por jovens adolescentes que sonham em alcançar um corpo esquelético através de dicas de sites e trocas de experiências sobre uso de remédios que ajudam a emagrecer muito tem nos preocupado pois, terminam por desenvolver jovens anoréxicas.
A atividade de "modelo-manequim" que faz parte do sonho de mães e filhas tem provocado entre jovens de 12 a 20 anos de idade, um medo exagerado de engordar devido a um "falso" padrão de beleza que tem sido determinado neste meio com mensagens do tipo "ser magra é ser bela, portanto, feliz".

As portadoras de anorexia são geralmente meninas bonitas, inteligentes, mas retraídas socialmente. Obcecadas por dietas contam as calorias de tudo o que comem, nunca acham que estão magras o suficiente e, "quando se olham no espelho vêem os seios e o abdômen grandes demais". A auto-estima dos pacientes com Anorexia Nervosa depende obsessivamente de sua forma e peso corporais.
O que mais preocupa os especialistas em distúrbios alimentares é que de dois anos pra cá, os casos estão cada vez mais precoce como, em jovens de 9, 10 anos de idade que tratam a comida como "inimiga".

Acometendo principalmente o sexo feminino ( 8 a 10 vezes mais que o sexo masculino) a anorexia nervosa tem aumentado muito nos últimos anos.
Anorexia significa "falta de apetite" mas, a doença caracteriza-se pela recusa de se alimentar devido a obsessão pela magreza e o medo de ganhar peso. Fatores psicológicos, familiares, genéticos e biológicos têm sido analisados na tentativa de explicar as causas da doença, o que pode levar uma jovem a tratar os alimentos como "inimigos".

Entre os principais sintomas da Anorexia Nervosa podemos destacar:

  • Emagrecimento, o peso cai assustadoramente. A CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) recomenda que a pessoa tenha um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou inferior a 17, 5 kg/m2 sugestivo de anorexia. O IMC é calculado dividindo-se o peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado [ IMC= peso / (altura)2 ]
  • Interrupção da menstruação
  • Excesso de exercícios físicos
  • Uso (geralmente escondido) de diuréticos, laxantes, hormônios de tireóide e pílulas para emagrecer
  • Fadiga
  • Aparência pálida
  • Depressão,irritabilidade,mudanças de humor constante
  • Dores de cabeça
  • Visão distorcida do corpo

Uma característica própria do metabolismo energético do grupo de mulheres anoréxicas em relação aos macronutrientes utilizados para obtenção de energia é a utilização de outras fontes como e proteínas, levando à perda de massa muscular.

O tratamento da anorexia é dificultado pelo fato das pacientes considerarem os médicos seus inimigos. A psicofarmacoterapia é indispensável e, se faz às custas de antidepressivos.

A "guerra" com os alimentos é maior a cada dia, vivemos os extremos: a obesidade cada vez maior entre os adolescentes, a anorexia fazendo parte da vaidade feminina e a fome numa grande massa populacional. Não é mesmo uma incoerência?

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.