Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

Fotoenvelhecimento X Camada de Ozônio

PROFª: Lúcia Dutra B. Dall'Acqua

Envelhecer é um processo natural pelo qual todos nós passamos. Ocorre com muitas mudanças no organismo, principalmente na pele.
A pele pode envelhecer de duas maneiras principais, a primeira é geneticamente programada, de forma natural, afetando a pele do corpo inteiro. A segunda é denominada fotoenvelhecimento sendo resultado da exposição prolongada à luz do sol. As radiações UVA e UVB provocam danos na pele que quanto mais clara, mais manchas e rugas aparecerão.

A exposição UV ao longo de muitos anos pode causar lesões e, quando o corpo se torna incapaz de uma reparação completa do DNA nas células da epiderme e da derme, as estruturas deterioram e o processo parece irreversível. As substâncias liberadas durante as queimaduras solares podem causar danos à derme, afetando os demais tecidos conjuntivos. Com a lesão do colágeno e elastina a pele torna-se mais seca, áspera, espessa e enrugada; a luz solar também pode causar alterações nos melanócitos que param de funcionar de maneira adequada, surgindo manchas que vão do marrom ao aspecto amarelado e assim a epiderme torna-se mais fina e mais frágil.

O ozônio estratosférico (altas altitudes), que varia de um dia e de um lugar para o outro, é uma barreira à incidência da radiação UVB, ou seja, os raios ultravioletas são filtrados pela camada de ozônio.

Com o uso inadequado de substâncias como o CFC (e seus produtos:

  • CFC-11: utilizado na fabricação de espumas de poliestireno. 
  • CFC-12: utilizado em refrigeração.
  • CFC-13: utilizado na limpeza de componentes eletrônicos.
  • As vidas médias estimadas: do CFC-11 é de 75 anos e a do CFC-12 entre 110 e 140 anos, o que indica que a ação maléfica desses produtos é bastante duradoura), ocorre a destruição do ozônio, provocando um buraco na camada de ozônio e aumenta a incidência de câncer de pele.

Pode-se concluir que o câncer de pele apresenta sua origem na seqüência:

  • Começa com a ação dos raios ultravioletas modificando o DNA da célula
  • Os danos causados pelos raios ultravioletas criam uma anomalia entre as bases da parte superior da fita que compõe o DNA.
  • O defeito faz a célula perder o controle sobre sua reprodução.
  • E, que o fotoenvelhecimento e câncer de pele podem ser causados pela exposição excessiva ao sol

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.