Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

OS Acidentes Nucleares e as Consequências Biológicas

As Usinas Nucleares são centrais de geração de energia elétrica que utilizam a reação nuclear de ficção como fonte para geração de energia. Comparada às usinas Termelétricas e Hidrelétricas, apresentam grandes vantagens como, menor agressão ao meio ambiente. O que assusta a população quando se trata da construção de Usinas Nucleares em seu país, são alguns acidentes que ocorreram no passado e o mau uso da energia nuclear.

Um erro no projeto da usina e imprudência de operadores levou ao pior acidente nuclear do mundo, ocorrido em 26 de abril de 1986 em Chernobyl, na Ucrânia. Com a explosão de um reator, toneladas de partículas radiativas foram lançadas na atmosfera, matando várias pessoas deixando efeitos nocivos que repercutem até hoje. Casos de câncer, queimaduras e solos contaminados são os principais efeitos dessa explosão.

cidade

Em 1979, nos Estados Unidos, os sistema de resfriamento da usina nuclear de Three Miles Island, falhou, derretendo um dos equipamentos, provocou assim alterações genéticas das plantas entre outros problemas.

Em 1987, em Goiânia, no Brasil, uma bomba de césio, utilizada para tratar câncer, foi encontrada por um homem que o vendeu a um ferro-velho e, sem conhecimento do perigo espalharam o pó de césio pela cidade, contaminando centenas de pessoas, matando quatro e provocando problemas sérios como queimaduras entre outros.   Os acidente nucleares ocorridos no século XX, deixam marcas e lembranças terríveis, conseqüências ainda desconhecidas da falta de segurança e prudência nas grandes usinas e centros de Radiatividade.

 

cavera

Ainda sofrendo com as conseqüências danosas ao organismo e ambiente dos grandes acidentes nucleares, vários outros "pequenos" continuam a ocorrer.
O câncer de tireóide continua em grande número entre as pessoas que eram crianças na época do acidente nuclear de Chernobyl, o que poderia ter sido evitado com a profilaxia do iodo de forma mais rápida. Problemas no sistema nervoso, enfermidades cardiovasculares, problemas emocionais e, principalmente mutações que podem comprometer as novas gerações de células provocando a multiplicação desordenada ( câncer) ou mesmo defeitos congênitos, são as marcas dos desastres nucleares provocados bomba atômica) ou por acidentes.

"Tudo foi dado à humanidade. Assim também a chave para essa inesgotável fonte de energia. Riquíssimas bênçãos poderia ela ter colhido, se não se tivesse colocado sempre e sempre de novo contra a Vontade de Deus. Assim, também a energia atômica contribuirá para a purificação no Juízo."

(Roselis von Sass em sua obra O Livro do Juízo Final)


VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.