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Biodiesel - Uma nova Alternativa!

BIODIESEL - Uma nova Alternativa!

Estudos indicam que as reservas de petróleo podem chegar ao fim dentro de aproximadamente um século, portanto pesquisadores investem em estudos para conseguirem outras fontes combustíveis renováveis, como por exemplo: o Biodiesel. Este é um óleo de origem vegetal com quase as mesmas propriedades do diesel fóssil.

A primeira patente de biodiesel feito com óleo de amendoim e metanol foi depositada no Japão na década de 40, seguida de outras três patentes norte-americanas na década de 50. No Brasil, as pesquisas tiveram início no ano de 1980 com a criação do Programa de Óleos Vegetais (Oveg). O pioneirismo coube, entre outros, à Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pela primeira patente brasileira de um processo de biodiesel.

Este combustível é um produto obtido da reação química entre o óleo de soja, ou qualquer outro óleo vegetal, com o álcool etílico ou metílico, podendo ser utilizado em qualquer veículo movido a diesel.

Quais são suas vantagens?

  • Reduz emissões de poluentes, como CO2 e gases derivados do enxofre, em função de suas características de queima. O uso do biodiesel na sua forma pura diminui a emissão de dióxido de carbono em 46% e de material particulado em 68%.  
  • Promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais, criando emprego.
  • É uma energia renovável.
  • Reduz a dependência energética do Brasil.

Atualmente, alguns  ônibus circulam em Curitiba com biodiesel metílico importado dos Estados Unidos e diesel fóssil numa proporção de 20-80. No Rio de Janeiro, uma experiência realizada pelo Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o governo do estado, testou com sucesso um ônibus movido a biodiesel feito com óleo reciclado doado pela rede de lanchonetes McDonald`s. 

Quais são suas desvantagens?

  • Apesar de ser um combustível renovável, sua capacidade de produção é limitada, pois depende das áreas agrícolas disponíveis.
  • O seu preço ainda é elevado, mas as novas tecnologias permitirão reduzir os custos da sua produção.
  • Ainda tem que ser utilizado em proporções com o óleo diesel comum até que sejam feitos alguns ajustes nos moteres a diesel para que possa ser utilizado puro.

Na Alemanha, já está sendo vendido o B100 ou seja 100% biodiesel, mas alguns fabricantes de motores se recusam a cumprir as garantias, pois ainda seria necessário alguns ajustes do motor.

No resto do mundo, estão surgindo as misturas B5, B10, B20; ou seja, 5%, 10% e 20% de biodiesel no Diesel fóssil.

Aqui no Brasil está sendo discutido que porcentagem usar. 


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