Projeto Redescola

informar.png

projeto_redescola

softwares educacionais

As Mudanças no Calendário

Até o século VIII a.C. o ano tinha apenas dez meses e se iniciava em 1º de março (martius).

Seguiam-se "aprillis", "maius", "iunius" e a partir daí, foram usados numerais (de cinco a dez) para denominar os meses seguintes ("quinctilis", "extilis" september, october, november e december).

No século seguinte (IX) os romanos introduziram os meses de "januarius" e "februarius" que foram colocados no final, com o objetivo de tornar mais correto a duração do ano com o tempo de duração da volta da terra em torno do Sol.

Só no século I a.C., o ditador Júlio Cézar, passou janeiro e fevereiro para o início e manteve os 12 meses.

Como Júlio Cézar havia nascido no mês "quinctillis", ao ser assassinado, um de seus generais, Marco Antônio, para homenageá-lo trocou o nome do antigo quinto mês para "julius", mantendo os 31 dias que esse comportava.

Nessa época, Marco Antônio, Otávio e Lépido formavam o Segundo Triunvirato. Como Marco Antônio não aceitou casar com a irmã de Otávio preferindo desposar Cleópatra a guerra foi declarada e vencida. Marco Antônio cometeu suicídio. Otávio recebe então o título de Augusto e é Sagrado o primeiro imperador de Roma. Entende então que também merece ser homenageado tendo um dos meses do ano com seu nome e altera o antigo sexto mês (sextilis) para "augustus". Criando o nosso atual agosto. Além disso, para não ficar em inferioridade em relação a "julius", mandou que "augustus" passasse a ter também 31 dias, quebrando a alternância de 30/31 dias. 

VOCÊ SABIA?

voce-sabia

Biblioteca Virtual

biblioteca-virtual

Projeto Redescola SMS

redescola-sms

Calendário

calendario

Dedicated Cloud Hosting for your business with Joomla ready to go. Launch your online home with CloudAccess.net.